Dia D de Vacinação contra a Gripe imuniza 1.850 pessoas em ação municipal

No último sábado (10), das 8h às 17h, foi realizado o Dia D de Vacinação contra a Influenza, que mobilizou 1.255 pessoas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal e em dois postos volantes. Estes postos foram instalados na Emeief Engenheiro Yojiro Takaoka (Avenida Queimada, 505 – Aldeia da Serra) e a FIEB Alphaville (Avenida Andrômeda, 500 – Alphaville).
A ação teve como objetivo proteger a população contra a gripe e, além disso, regularizar a carteira vacinal de 595 moradores, totalizando 1.850 atendimentos ao longo do dia. A mobilização integra a estratégia nacional do Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal entre os grupos mais vulneráveis à doença.
Entre os públicos prioritários para a vacinação estão os profissionais da saúde e da educação (ensino básico e superior), puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, pessoas em situação de rua, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários. Também fazem parte do grupo pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais, como diabetes, doenças cardíacas, respiratórias e renais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança, de salvamento e das Forças Armadas; além da população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens em medidas socioeducativas, com idades entre 12 e 21 anos.
Saiba mais
Sobre a Influenza
A Influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório, altamente transmissível, que pode comprometer a saúde dos mais vulneráveis. Os sintomas incluem febre, dor de garganta, dores no corpo e na cabeça, além de tosse. Em casos mais graves, pode evoluir para pneumonia — uma das principais causas de internações no país — além de sinusite, otite, desidratação e agravamento de doenças crônicas.
A vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenção, ajudando a reduzir internações e óbitos, e a estabilizar a propagação da doença.
População reconhece importância da vacinação
A moradora do Parque Imperial, Elizangela Gonçalves, levou os filhos Liz e Nicolas à UBS Armando Gonçalves de Freitas para atualizar as vacinas. Segundo ela, a realização da campanha aos sábados facilita a adesão, especialmente para quem tem uma rotina atribulada durante a semana.
“O posto funcionar no sábado é ótimo, ainda mais para quem trabalha. A vacina da minha filha estava atrasada, e durante a semana é muito corrido. A gente consegue trazer as crianças e fica mais tranquila, sabendo que estão protegidas. Deveria ter essa ação mais vezes”, afirmou.
Lidiane Cardoso Marques também levou o filho Eduardo para se vacinar. Para ela, a escolha do sábado é estratégica, pois ainda há o domingo para acompanhar a criança em caso de reações ao imunizante.
“O sábado foi perfeito. A vacina já estava atrasada, então aproveitei. Colocamos as vacinas em dia e ainda temos o domingo para cuidar, se tiver alguma reação”, comentou.
Ela destacou ainda a importância da vacinação com a chegada do frio, período em que as crianças ficam mais vulneráveis.
“Principalmente agora, com a chegada do frio, é um período complicado. As crianças costumam adoecer mais, então o cuidado tem que ser redobrado”, completou.