Saúde amplia assistência e terá 1º primeiro CAPS 24h para crianças e adolescentes

CAPS Infantojuvenil Roda Viva estende funcionamento a partir desta segunda-feira, 5 de maio

A alteração está entre as principais propostas do governo para fortalecer a Saúde
5 de Maio de 2025 - 17h28

Campinas passa a contar nesta segunda-feira, 5 de maio, com o 1º Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil com funcionamento 24 horas. A Secretaria de Saúde ampliou o horário de assistência na unidade Roda Viva para atender as demandas de saúde mental das crianças e adolescentes, incluindo atenção às crises no período noturno.

A alteração está entre as principais propostas do governo para fortalecer a Saúde no segundo mandato.

A unidade atende regularmente 240 pacientes neste momento e, com o novo investimento da Prefeitura, terá quatro leitos noite. Além disso, houve aumento no quadro de profissionais, entre eles enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social.

'A ampliação qualifica a atenção em saúde mental de crianças e adolescentes, incluindo ativamente a família e cuidadores no processo, independente do diagnóstico, intervindo nos fatores de risco de cada caso. É um grande avanço, uma vez que este será nosso primeiro CAPS IJ 24 horas e os leitos servirão de retaguarda tanto para os usuários do Caps IJ Roda Viva quanto para os dos outros três CAPS IJ da cidade', ressaltou o coordenador da Área da Saúde Mental de Campinas, Marcelo Bruniera.

O CAPS Roda Viva fica na Avenida Brunoro de Gasperi, 280, no Parque Prado.

Estrutura em Campinas

Com a mudança, Campinas passa a ter 11 CAPS que funcionam 24 horas: um CAPS IJ, quatro CAPS Álcool e Drogas e seis CAPS Adulto.

A Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas busquem o primeiro atendimento no centro de saúde (CS) de referência para a região onde o paciente reside. Porém, os CAPS são instituições que funcionam no sistema portas abertas.


Serviço

Informações sobre os demais CAPS de Campinas estão no site: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/caps-centros-de-atencao-psicossocial