Região central recebe obra de microdrenagem

Serviço tem início nesta sexta-feira, 23/5, e pode causar lentidão no trânsito

O serviço será executado inicialmente no trecho entre a rua Pedro Amaral e a avenida Bady Bassitt
23 de Maio de 2025 - 11h13

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Obras, inicia nesta sexta-feira, 23 de maio, obra de microdrenagem na rua Pedro Amaral, que vai ajudar a resolver problemas de acúmulo de água e prevenir alagamentos na região central, especialmente nas imediações dos terminais Rodoviário e Urbano.

O serviço será executado inicialmente no trecho entre a rua Pedro Amaral e a avenida Bady Bassitt, com o objetivo de melhorar o escoamento das águas das chuvas. Segundo o engenheiro Flávio Bertazzoni, da Secretaria de Obras, a microdrenagem consiste na instalação de tubos de concreto, que vão conduzir a água pluvial captada pelas bocas-de-lobo (bueiros) até o canal já existente na avenida Bady Bassitt.

“Esse sistema contribui diretamente para reduzir os riscos de alagamento, oferecendo mais segurança para pedestres, motoristas, comerciantes e moradores da região”, explica o engenheiro.

O serviço faz parte do pacote de obras de melhoria da infraestrutura urbana e conta com investimento de R$ 597.229,00, viabilizado por meio de processo de pregão eletrônico. A empresa responsável pela execução é a L. G. Lima Empreendimentos Ltda. O prazo estimado para conclusão é de 90 dias.

Impacto no trânsito
Para minimizar os impactos durante a execução, a Secretaria de Trânsito e Transportes determinou intervenções específicas na região. Inicialmente, as obras não comprometerão o trânsito, já que a primeira etapa será executada na via lateral, ao lado da loja Têxtil Abril.

Ao longo do andamento dos trabalhos, podem ocorrer pontos de lentidão. A recomendação da Prefeitura é que os motoristas redobrem a atenção e, quando possível, utilizem rotas alternativas.