Foragidos da Justiça são capturados em Tatuí com apoio da Muralha Digital

A tecnologia a serviço da segurança pública tem mostrado resultados expressivos em Tatuí. Na semana passada (dias 31 de março e 2 de abril), duas importantes ocorrências resultaram na captura de indivíduos procurados pela Justiça, graças ao sistema de monitoramento inteligente conhecido como “Muralha Digital” e à atuação ágil da Guarda Civil Municipal (GCM).
No dia 31 de março (segunda-feira), a Central de Operações e Despacho (COD) identificou, por meio da Muralha Digital, a entrada de um veículo Chevrolet Monza na Avenida Pompeu Reali. Imediatamente, equipes da GCM foram mobilizadas e conseguiram localizar o automóvel estacionado no bairro São Cristóvão. Após a identificação do veículo, os agentes se dirigiram até a residência do proprietário. Durante a abordagem, foi confirmado que havia um mandado de prisão em aberto contra o indivíduo. Ele foi conduzido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para exames clínicos e, em seguida, encaminhado à Delegacia de Polícia, onde o Boletim de Ocorrência referente à captura de procurado foi registrado. O detido permaneceu à disposição da Justiça.
Já na última quarta-feira (2/4), outra ação eficiente foi realizada. Por meio do sistema de monitoramento, a COD identificou que um veículo Toyota Etios branco, cujo proprietário possuía mandado de prisão, transitava pela região central. A guarnição da GCM, que retornava do bairro rural Enxovia, localizou o carro na Rua XI de Agosto e efetuou a abordagem após um breve acompanhamento. Durante a revista, confirmou-se que o condutor era o procurado. Contra ele, constava uma condenação por estupro, com pena de 9 anos e 4 meses em regime fechado. Após a realização do exame de corpo de delito na UPA, o indivíduo foi apresentado na Central de Flagrantes, onde o delegado de polícia ratificou a prisão.
As ações reforçam o compromisso da Prefeitura de Tatuí em promover uma cidade mais segura para todos. A integração entre tecnologia e as forças de segurança, como a GCM, tem sido fundamental para garantir respostas rápidas e eficazes às demandas da população.
DEMAIS OCORRÊNCIAS
No período de 31 de março a 6 de abril também foram abordadas 47 pessoas e 12 veículos. Houve o registro de 16 atendimentos, sendo: 2 apoios à outras instituições; 6 averiguações; 3 recolhas, apreensões, adulterações e/ou abandono de veículo; 2 capturas de procurados; 1 direção perigosa; 1 acidente de trânsito e 1 incêndio.
Em relação às ocorrências crime, foram 5 homens presos e 1 menor de 18 anos de idade apreendido; além de 4 flagrantes: 1 resultante de ocorrência de tráfico de entorpecentes (foram apreendidas 150 porções de cocaína), 1 de furto, 1 por receptação e 1 por embriaguez ao volante.