Dário Saadi recebe artista e esportista que aos oito anos já expõe no Brasil e na Europa

A pintora e judoca presenteou Dário com um quadro de sua autoria

Durante o encontro, o prefeito se emocionou com a trajetória da jovem
8 de Agosto de 2025 - 13h38

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, recebeu na tarde desta quinta-feira 7 de agosto, a artista mirim Ysabela Floriano Montagner, de apenas oito anos, que vem se destacando nos segmentos artístico e esportivo. O encontro ocorreu no gabinete da Prefeitura e contou com a presença dos pais da menina, Luiz Antônio Junior e Karla Floriano Antônio.

Durante o encontro, o prefeito se emocionou com a trajetória da jovem, que deu ao chefe do Executivo um quadro abstrato de sua autoria. A obra foi inspirada nas postagens de Dário Saadi nas redes sociais e recebeu o nome de Fogo na Careca".

Tocado com o presente, o prefeito destacou o papel da arte na formação das crianças: "Ysabela é um orgulho para Campinas. Ver uma menina tão jovem já despontando no cenário artístico nacional e internacional é inspirador. A arte transforma, e ela é prova disso. Irei colocar o quadro em minha casa". Dário ressaltou ainda que: "é fundamental lapidar esse dom através de estudos diversos, para ela alcançar o hall dos grandes artistas", disse. E completou: "porque talento ela tem de sobra".

Talento precoce que ultrapassa fronteiras

Ysabela começou a desenhar e pintar aos dois anos de idade, com o apoio da mãe, Karla Floriano Antonio."Dei uma tela para Ysabela, com algumas tintas, e ela começou a desenvolver esse dom", contou Karla.

O que era apenas um hobby se transformou em reconhecimento nas redes sociais e, posteriormente, em projeção profissional. A renomada artista plástica Justina D’Agostino foi responsável por impulsionar sua carreira, ao identificar o talento da menina.

A pequena artista trabalha com aquarela, acrílico e recortes, criando obras de acordo com sua inspiração do momento.

Quem conheceu Ysabela afirma que a menina nem parece ter só oito anos, tamanhos o desembaraço e determinação. Ela contou que tem um ritual para começar a pintar: "eu penso no tema, projeto como posso executar, escolho as tintas e só então passo a produzir. Meu tema preferido para ser retratado é o mar".

Seu trabalho estará em exposição na mostra “A Arte que Nos Habita”, em Gramado (RS), entre os dias 10 de agosto e 9 de setembro, como parte do projeto Art100 para Todos.

Depois, as obras seguirão para Bruxelas, na Bélgica, onde serão exibidas no Cour Dês Arts a partir de 9 de dezembro. A mostra é incentivada por membros do parlamento da comunidade europeia.

Ysabela também cursa teatro musical no Conservatório Campinas, onde canta, faz jazz e atua em espetáculos.

Esporte como expressão de disciplina e superação

Além de seu talento artístico, Ysabela também é destaque no judô. Ela coleciona medalhas em competições regionais e estaduais, integrando o projeto Olho de Tigre, que incentiva a prática esportiva entre crianças e jovens.


O projeto, apoiado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, é comandado pelo pai de Ysabela, Luiz Antonio Júnior. "Ysabela representa o que há de mais bonito no esporte: disciplina, foco e superação. Ela mostra que é possível desenvolver múltiplas habilidades com paixão e comprometimento. Já está na faixa cinza do Judô", contou o pai orgulhosoi.

Luiz Antônio Júnior também destacou que "desde pequena ela demonstrou interesse pelas cores, pelas formas e pelo esporte. Nunca forçamos nada, tudo foi acontecendo naturalmente".

Ao ser questionada se prefere pintar ou praticar judô, a resposta é imediata: “a minha escolha é pelos dois".