Barueri intensifica combate à alcoolemia e irregularidades no trânsito

A ação visa conscientizar sobre a legislação de trânsito e prevenir acidentes, ocorrendo sem incidente

Seis veículos foram removidos ao pátio municipal
7 de Julho de 2025 - 08h44

Uma operação conjunta entre a Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) e a Guarda Civil Municipal (GCM) reforçou a fiscalização nas ruas da cidade na tarde de sexta-feira (27). A ação foi realizada das 13h às 17h na Avenida Piracema, 772, com foco na verificação da alcoolemia de condutores e na prevenção de sinistros de trânsito.

Dividida em dois turnos, a operação concentrou-se inicialmente em motociclistas, das 13h às 15h, período em que foram realizados 495 testes com etilômetro. Das 15h às 17h, a fiscalização foi direcionada a motoristas de veículos em geral, com a aplicação de mais 537 testes, totalizando 1.032 abordagens com bafômetro.

Ao longo da operação, foram emitidas 56 autuações por diferentes infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre as mais recorrentes estão o licenciamento vencido (7 notificações), recusa ao teste do etilômetro (14 notificações) e condução de veículo com silenciador defeituoso ou inoperante (6 notificações). Também foram registradas infrações como direção sem habilitação (5 casos), uso de calçado inadequado ao volante (3 casos) e manuseio de celular durante a condução (3 casos).

Além das autuações, seis veículos foram removidos ao pátio municipal — sendo duas motocicletas e quatro automóveis de passeio. De acordo com Luciano Aparecido Messias da Silva, gerente de área interino do Departamento de Educação para o Trânsito da Semurb, a operação ocorreu dentro da normalidade, sem incidentes relevantes, e seguiu todos os protocolos de segurança operacional.

A operação faz parte das estratégias da Superintendência Regional de Trânsito para reforçar a presença fiscalizatória no município, promovendo a conscientização e o cumprimento da legislação viária em prol da preservação da vida.